Um pouco sobre a história e as características do bairro Bronx que por sua vez deram origem a Cultura Hip Hop.
Bem-vindo ao artigo "Entendendo os aspectos históricos da Cultura Hip Hop" vindo aqui me apresentar sou Kaiky Victor, nasci em 5 de fevereiro de 2004, comecei a dançar com 5 anos de idade no projeto Art Dance da Casa de Cultura Érico Veríssimo, onde passei 10 anos, após ganhei uma bolsa no Estúdio de Dança Jaqueline Lima - Oito Tempos onde hoje em 2021 sou um dos professores e coordenadores.
Antes de entendermos sobre a Cultura Hip Hop vamos entender um pouco do Bairro Bronx:
O bairro Bronx em 1639 começa a existir a partir da chegada do sueco Jonas Bronx na região, que é o fundador de onde ficou conhecido como Bronx Land, uma fazenda que foi colonizada por europeus e europeias, na década de 50 essa população começa a se modificar por conta de algumas obras desastrosas, onde os europeus por terem condição de ir para uma outra casa de outra região de Nova York literalmente abandonaram o Bairro Bronx, e isso gera uma mudança na população que abitava o bairro, que passa a ser de Latinos e Latinas que ocupavam as casas e apartamentos abandonados do bairro Bronx.
Na década de 60 marcada por uma crise e um intenso movimento de direitos civis, essa época e conhecida pelos jovens dos guetos americanos como se o sonho de uma mudança possível era eliminada.
E isso gerou consequências onde na década de 70 o Bronx era formado por Street Gangs onde os principais objetivos dos jovens que faziam parte de uma Street Gang era renda, para proteger e demarcar seu território e auto-proteção, esse senário começa a mudar quando o Yellow Benjy um dos lideres da "Getto Brothers" propôs uma ideia de tratado de paz a todas as Street Gangs, e o que ele faz é eleger um de seus integrantes o Black Benjamin a propor esse tratado de paz, e em 1971 black Benjamin acaba falecendo em uma de suas tentativas. Com isso os Getto Brothers se preparam para ir pra guerra e fazer vingança, e nesse meio tempo o presidente da Getto Brothers o Karate Charlie e o Yellow Benjy vão conversar com a mãe do Black Benjamin e avisam que eles vão em busca de vingança, a mãe do Benjamin responde "o meu filho se foi pela pela paz". Após essa conversa eles eles propõem no final de 1971 uma reunião, e nessa reunião boa parte das Street Gangs entram em um tratado de Paz.
E com esse tratado o Guetto Brothers começou a fazer festas e chamar a outras Street Gangs e com isso temos o cenário perfeito para o nascimento da cultura Hip Hop, afinal você já podia interagir com outras pessoas e o Hip Hop sempre foi e sempre será a nossa interação, a nossa troca a nossa construção coletiva.
Conhecendo a Cultura Hip Hop!
Existe duas teorias em relação a quem da nome a essa cultura de Hip Hop, o próprio Afrika Bambaataa fala que poderia ser qualquer outro nome qualquer outra Giria de época e a ele é creditado a dar nome ao que acontecia ali no Bronx, a ele e a Lovebug Starski um DJ/MC que utilizava nos seus versos o termo Hip Hop, mas existem outras pessoas que dizem que o termo Hip Hop só vai ser estabelecido nessa cultura por Keith Cowboy enquanto MC que utilizava esse termo em seu versos e Grandmaster Flash um DJ da época.
Importante falar aqui também sobre Kool Herc e Cindy Campbell que se mudam para Bronx e no período de volta as aulas, precisando de dinheiro Cindy propõe ao seu irmão Clive Campbell conhecido como DJ Kool Harc a fazer uma festa pra arrecadar esse dinheiro para os seus materiais escolares. Algumas características das festas do Kool Harc e da Cindy são essenciais para entendermos as festas hip hop, são elas: o sound system (caixas de muito grande de son), break beats (predominância da parte percussiva da Música), MCing (Fazer versos encima das Músicas), Graffiti (escrita urbana). Então nas festas do Kool Herc tínhamos ele em quanto DJ, ele quanto grafiteiro, ele em quanto MC, e ele cria o Break Beat que pós sua vez cria o breaking.
A partir desses quatro elementos Bambaataa trás a ideia de um quinto elemento que é o conhecimento, nada funciona no Hip Hop se você não tem conhecimento como base para ser oque você é, mais tarde KRS-One trás a ideia de 9 elementos pra cultura Hip Hop são eles:
1. DJ - Aquele que usando um par de toca discos mixer vinil transforma em equipamento a principio de reprodução de música em um instrumento musical.
2. MC - Aquele que comanda e transmite a essência da Cultura Hip Hop.
3. Grafite - É a expressão que começa como escrita e se desenvolve pro que a gente conhece hoje nos vários estilos de grafite e todas suas técnicas desenvolvidas.
4. Breaking - Quanto dança nascida a partir Break beat.
5. Conhecimento - Como base para ser oque você é.
6. Beat Box - Quanto art em transformar sons em batidas e dar suportes a DJ, MCS, dançarinos e dançarinas.
7. Moda - Que com os anos se formou assim criando uma estética.
8. Linguagem - A forma como se comunicam.
9. Empreendedorismo - Que é o processo de compra venda negociação de arte de produtos e de tudo que nos produzimos.
Inspire-se
Gostaria de citar as referencias utilizadas neste artigo pois é sempre importante nós darmos crédito a aqueles que nos informam, nos ajudam na nossa pesquisa e no nosso desenvolvimento, então peço que vocês também deem crédito, e são elas: O vídeo "Palestra Hip Hop - Arte,Cultura, Sociopolítica e Mercado | Griot Urbano" e o Livro Ritmo e Dança da Angela Garcia e Aline Nogueira.
Gratidão pela atenção e por ter dedicado um tempinho do seu dia para ler o nosso blog, se quiser receber notificações de novos posts coloque seu melhor e-mail no final da página ou na aba "Contato", Abraços e beijos dançantes! #AbreijosDançantes
Siga nós nas nossas Redes Sociais!
Instagram: @jaquelinelima_danca
Facebook: @StudioJaquelineLima8tp
TikTok: @jaquelinelima_danca
YouTub: Estúdio de Dança Jaqueline Lima
Comments