top of page
Buscar
Foto do escritorEstúdio de Dança Jaqueline Lima

Entendendo como surgiu a dança Hip Hop Dance!

Atualizado: 1 de abr. de 2021

Entendendo não só o nascimento da dança Hip Hop Dance, mas também de onde vem o termo Hip Hop.

Bem-vindo ao artigo "Entendendo como surgiu a dança Hip Hop Dance" vindo aqui me apresentar sou Kaiky Victor, nasci em 5 de fevereiro de 2004, comecei a dançar com 5 anos de idade no projeto Art Dance da Casa de Cultura Érico Veríssimo, onde passei 10 anos, após ganhei uma bolsa no Estúdio de Dança Jaqueline Lima - Oito Tempos onde hoje em 2021 sou um dos professores e coordenadores.



Antes de qualquer coisa, precisamos identificar este nome, e nos perguntarmos de onde vem o termo Hip Hop?

Até o início dos anos 80 o movimento cultural que tomava forma dentro do Brox já quase ainda não tinha um nome oficial, foi apenas em 1982 por conta de uma entrevista dada por Afrika Bambaataa ao jornalista Steven Hager do jornal The Village Voice, que o nome apareceu e mídia encarregou de oficializá-lo, a entrevista foi publicada, e nela o líder da Zulu Nation quando questionado pelo entrevistador sobre o nome desse movimento popular respondeu com o termo Hip Hop.


Na verdade essa Atitude de Banbaataa não foi exatamente premeditada, principalmente porque não existia ainda o nome definitivo para tudo aquilo que acontecia nas festas do Brox, apesar de o termo Hip Hop já existir naquele ambiente a algum tempo inclusive sendo usado por alguns como nome informal para todo aquele movimento, entretanto nem de longe esse termo era uma unanimidade.


Também muito interessante que além da responsabilidade por emplacar o nome, esse artigo de Steven Hager é também creditado como a primeira publicação citando os famosos quatro elementos da cultura Hip Hop e ainda citando aquela famosa festa Back To School Jam de 11 de Agosto de 1973 de um tal de Kool Herc. De certa forma é de se agradecer a Afrika Bambaatta pela ousadia e espontaneidade, pois alguns dos outros termos utilizado com frequência para se referir ás festas do Brox eram bastante peculiares como por exemplo Boyoyoing, essa era a gíria inicialmente utilizada para designar o estilo de dança que acontecia nesses ambientes, imagina se toda essa cultura ao invés de se chamar Hip Hop se chamasse Boyoyoing.


Mas afinal de onde veio o termo Hip Hop?


Dicionários de Inglês do século 18 listão a palavra HIP como “interjeição com o Propósito de chamar a atenção dos presentes”, segundo o jornalista Jeff Chang a palavra HIP foi uma gíria popular principalmente durante a Era do Jazz significando “uma pessoa atenta, ligada e atualizada”, no Idioma Wolf cultivado pelos escravos do Senegal e Gâmbia HIP quer dizer “ver”. Já o termo HOP de acordo ainda com Jeff Chang esteve sempre ligado a “urbanidade, criatividade e modernidade negra” um exemplo disso é o nome da mais proeminente dança da década de 20 nos EUA Lindy Hop, na década de 50 em Los Angeles ás Hause Parties adolescentes eram chamadas de Hippity Hops, já dentro da cultura popular urbana do Brox durante a década de 70 o termo Hippity Hop também era usado como apelido para as festas do movimento e seus praticantes assim como cita o próprio Kool Herc no documentário The Hip Hop Years. Mas umas das versões mais aceitas sobre a disseminação do termo Hip Hop no movimento da década de 70 no Brox diz que as primeiras manifestações mais amplas vieram das frases de efeito dos MCS Keith Cowboy e Lovebug Starski que conta a História que na última festa de um amigo deles Bill, que iria partir para se juntar ao exercito, os dois começaram a tirar sarro do colega como se fossem oficiais marchando pelo palco e diferindo os fonemas Hip Hop Hip Hop aparentemente o público acabou gostando da brincadeira e as palavras ficaram na cabeça e na performance dos dois MCS, segundo a tradição musical negra estadunidense dos Scat-Singing, Starski começou a usar a frase “Hip Hop Hippy To The Hip Hop Bop”, e Cowboy gerou a frase que depois foi copiada por outro Wonder Mike e Lançada em 1979 Sugarhill Gang. Esse lançamento então alavancou a presença do termo Hip Hop nos ambientes que envolviam alguma referencia a essa cultura e dai em diante o termo Hip Hop se fazia cada vez mais presente nessas festas, até que um dia Bambaataa viria utiliza-lo publicamente para finalmente batizar o movimento e mudar a história da cultura popular urbana estadunidense.



Conheça agora a Dança Hip Hop Dance!

Dentro da cultura Hip Hop, uma forma particular de música se formatou: o Rap, comercialmente, o nome do estilo musical se confundiu com o nome do seu ambiente de origem, as festas, passando então a também ser conhecido como Hip Hop Music, A dança que se formatou ao longo do tempo a partir da influência deste estilo musical, naturalmente foi agregado o nome Hip Hop Dance.


Esse estilo, tendo como base toda a forma de Social Dance (danças Sociais) passava a ser um dos estilos mais presentes na mídia da época também conhecida como “Hera do Vídeo”. Nos anos 1990 todo o vídeo de Hip Hop Music norte-americano continha dançarinos, assim então o Hip Hop estava no mundo todo e todos podiam vê-lo, também é interessante citar que a MTV (Music Television), originalmente tinha uma programação ligada completamente a videoclipes, dedicava quatorze horas semanais para esses vídeos nos anos 1990. A dança Hip Hop acabou se tornando um produto do mercado e o processo de associação foi o principal fator neste caso, ou seja, a cultura deu origem ao estilo musical que, por sua vez, deu origem a um estilo de Dança. A cultura é Hip Hop o estilo musical viro Hip Hop Music e estava sendo construído por tanto o que viria se chamar Hip Hop Dance.


Inspire-se

Gostaria de citar as referencias utilizadas neste artigo pois é sempre importante nós darmos crédito a aqueles que nos informam, nos ajudam na nossa pesquisa e no nosso desenvolvimento, então peço que vocês também deem crédito, e são elas: O vídeo de Henrique Bianchini "O nome Hip Hop Dance!" e a Monografia de David Fevii "Hip Hop Dance: vocabulário poético e possibilidades de criação".


 

Gratidão pela atenção e por ter dedicado um tempinho do seu dia para ler o nosso blog, se quiser receber notificações de novos posts coloque seu melhor e-mail no final da página ou na aba "Contato", Abraços e beijos dançantes! #AbreijosDançantes

 

Siga nós nas nossas Redes Sociais!


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page